Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Justiça Paulista decide que plano de saúde deve cobrir procedimento sem transfusão de sangue para paciente Testemunha de Jeová

Publicado por Luciana Cadeu
há 5 anos

Segundo consta dos autos, o paciente, Testemunha de Jeová, teve a cirurgia cancelada ao manifestar sua recusa a transfusões de sangue por razões religiosas. A ação foi proposta contra a Unimed que teria se negado “a disponibilizar profissionais e equipamentos necessários à realização do tratamento pleiteado pelo autor”.

Diagnosticado com tumor cerebral conhecido como doença de Cushing, o paciente pleiteou a cobertura, pelo plano de saúde, de procedimento cirúrgico minimamente invasivo para evitar o uso de transfusões de sangue. O procedimento é realizado com o uso de um aparelho chamado neuronavegador, que direciona o médico em tempo real e indica a melhor forma de chegar ao tumor cerebral. Essa tecnologia, que vem revolucionando as cirurgias em tumores cerebrais, garante um procedimento mais seguro e com menor sangramento.

O juiz de direito da vara única de Iacanga, interior de São Paulo, acolheu o pedido do paciente e concedeu a tutela antecipada nos autos do processo n.º 1000397-34.2018.8.26.0027, com base nos seguintes fundamentos:

“Ademais, a liberdade de crença, consagrada no texto constitucional não se resume à liberdade de culto, à manifestação exterior da fé do homem, mas também de orientar-se e seguir os preceitos dela.

Não cabe à operadora do plano de saúde avaliar e julgar valores religiosos, mas respeitá-los. A inclinação de religiosidade é direito de cada um, que deve ser precatado de todas as formas de discriminação. Se por motivos religiosos a transfusão de sangue apresenta-se como obstáculo intransponível à submissão do autor à cirurgia tradicional, deve disponibilizar recursos para que o procedimento se dê por meio de técnica que a dispense.

Observa-se a solicitação de ‘neuronavegador’ é justificada pela necessidade de preservação do tecido cerebral viável, com o fim de tornar menos invasivo e mais preciso o ato cirúrgico, bem como servir como garantia de proteção às convicções religiosas do requerente, contando, inclusive, com respaldo médico, conforme apresentado nos autos.”

No dia 31/10/2018 foi proferida sentença confirmando a tutela antecipada. A sentença reconheceu a ilegalidade da negativa do plano de saúde “contrária, ainda, ao direito fundamental à saúde, à vida e, também, ao princípio da dignidade da pessoa humana” e condenou solidariamente a Unimed de Bauru e a Unimed do Estado de São Paulo ao custeio de todas as despesas decorrentes da internação do autor e do procedimento cirúrgico com o neuronavegador.

Escreva a notícia...

  • Publicações2
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6529
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-paulista-decide-que-plano-de-saude-deve-cobrir-procedimento-sem-transfusao-de-sangue-para-paciente-testemunha-de-jeova/661723922

Informações relacionadas

Negada indenização a Testemunha de Jeová que não autorizou transfusão de sangue

Covid-19: Justiça nega liminar para obrigar Testemunha de Jeová a receber transfusão de sangue no RN

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

Testemunhas de Jeová e o Direito Penal

A indústria do sangue e o Direito Fundamental à Vida

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Até porque tratamento sem sangue é muito mais barato e a recuperação é mais rápida. Basta pesquisas assuntos médicos no google que se descobre isso facilmente. continuar lendo